Ministério da Educação Ministério da Educação  

Você ainda não se identificou (Acesso)

  • OBMEP2005OBMEP2006OBMEP2007O2008.gifOBMEP 2009obmep2010

    Programa de Iniciação Científica Jr da OBMEP - PIC-OBMEP

    A Iniciação Científica é um programa criado em 1951 pelo CNPq - Conselho Nacional de Pesquisas para despertar nos jovens o gosto pela ciência, e motivá-los na escolha profissional por carreiras científicas e tecnológicas.

    O Brasil ainda carece de recursos humanos nessas áreas para alcançar seu pleno desenvolvimento tecnológico e científico.

    O Programa de Iniciação Científica Jr. da OBMEP (PIC) tem duração de 1 ano e é dirigido aos 3.000 (três mil) alunos medalhistas de ouro, prata e bronze de cada ano, que estão matrículados em Escolas Públicas do Ensino Básico. Os medalhistas que acompanham todas as etapas do PIC recebem a Bolsa de Iniciação Científica Jr. concedida pelo CNPq, com valor mensal de R$ 100. Ver no regulamento os requisitos para recebimento da bolsa.

    O PIC é desenvolvido em pólos distribuídos por todo o país, em Goiás a coordenação está sediada no Instituto de Matemática e Estatística da UFG e, atualmente, conta com 1 pólo em Goiânia, 3 professores orientadores e 1 monitor orientam o estudo de alunos de 24 municípios goiânos e estimulam o conhecimento de uma matemática interessante e desafiadora.

    As principais atividades do PIC são: discussões das apostilas, oficinas de resolução e redação de problemas e oficinas de leitura e intepretação de textos matemáticos. O material usado no PIC está disponível no site da OBMEP: Na ponta do lápis e em nosso site regional: www.ime.ufg.br/obmep

    Aqui, no moodle, estamos iniciando um novo trabalho para estimular a integração dos participantes do PIC-OBMEP: 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e do PICME.

    PIC2009

    maneiroVisitantes, sejam bem-vindos!

    maneiroVisiste também: www.ime.ufg.br/obmep